Raça caprina Moxotó

Raça caprina Moxotó

      

 

      

Moxotó Esta é uma raça criada no Nordeste. O nome vem do Vale do Moxotó, no estado de Pernambuco
O nome vem do Vale do Moxotó, no estado de Pernambuco. A raça espalhou-se por todo o Nordeste: a cabra Moxotó é criada em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Bahia, principalmente.

A raça é oriunda de animais introduzidos há séculos pelos colonizadores, criados sem os devidos cuidados quanto à seleção e alimentação, porém extremamente rústicos e produtores de peles excelentes. Os animais atingem 62 cm de altura. As fêmeas adultas pesam de 30 kg a 40 kg. Apresentam uniformidade de cor, tamanho e tipo. 

A pelagem é baia ou mais clara, com uma lista negra que se estende do bordo superior do pescoço à base da cauda. Possuem uma auréola negra em torno dos olhos e duas listras negras que descem até a ponta do focinho. As orelhas, a face ventral do corpo e as extremidades dos membros, abaixo dos joelhos e garrões, são também negros, assim como as mucosas, as unhas e o úbere. Nos machos as listras escuras são mais largas e comumente a face e as barbas são negras. Os pelos são curtos, lisos, cerrados e brilhantes. A cabeça tem tamanho médio, com fonte convexa e chanfro levemente cavado. Focinho amplo. Orelhas médias, dirigidas lateralmente e um pouco acima da horizontal. Chifres leves, de comprimento médio, saindo para trás, para fora e para cima, em curvatura regular. Os machos frequentemente possuem barbas.